Foram registados, esta quinta-feira, pela Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) vários bombardeamentos na linha de contacto entre os separatistas apoiados pela Rússia e forças do governo no leste da Ucrânia, indicou uma fonte diplomática à agência Reuters. Estes eventos surgem no momento em que a Rússia afirma que continua a retirar forças militares na Crimeira, enquanto os Estados Unidos acusam os russos de aumentar o contingente militar na fronteira com a Ucrânia.
Os separatistas, que estão a favor da Rússia, acusaram as forças do governo ucraniano de abrir fogo no seu território, numa vila na região de Luhansk. Segundo a SkyNews, os militares ucranianos afirmaram que os projéteis atingiram um jardim de infância, no entanto não provocou feridos. Ainda assim, a gravidade da situação ainda está por avaliar.
Já o governo ucraniano acusa os separatistas pró-Rússia de usarem artilharia.
Сьогодні російсько-окупаційні🇷🇺 війська обстріляли Станицю Луганську, один із снарядів влучив у дитячий садок, на той момент в ньому були діти.
За попередніми даними, малеча не постраждала! pic.twitter.com/8blZpBA5in— Збройні Сили України 🇺🇦 (@ArmedForcesUkr) February 17, 2022