A Câmara Municipal de Lisboa vai apoiar os cidadãos ucranianos que neste momento se encontram na cidade, assim como todas as pessoas que querem sair da Ucrânia e vir para Portugal, anunciou esta segunda-feira Carlos Moedas, em conferência de imprensa. Os apoios serão dados a nível de alimentação, alojamento, vestuário e medicação
O município, informou o presidente da Cãmara, preparou um plano que se divide em duas fases: a primeira passa por “ajudar todos aqueles que já estavam em Lisboa, que são ucranianos, e que neste momento não podem voltar para o seu país”. Depois, na segunda fase, a autarquia vai ajudar a receber refugiados vindos da Ucrânia. E deixou claro: “Vamos encontrar soluções para todos”, disse Moedas.
Assim, a Câmara Municipal de Lisboa tem agora disponível um contacto telefónico (800910111), e um e-mail (sosucrania@cm-lisboa.pt) para ajudar todos os que precisem de ajuda.
Também o refeitório de Monsanto será aberto para ajudar os ucranianos retidos em Portugal. Ficará também disponível, na sede da Polícia Municipal de Lisboa. um centro de acolhimento temporário para refugiados.